Instituições de ensino na rede privada iniciaram nesta segunda-feira (3) a volta às aulas presenciais no Maranhão. Em São Luís, com poucas exceções, a maioria das escolas optou por começar a volta pelos alunos do terceiro ano do ensino médio. Nos outros níveis de ensino, o retorno deve ser realizado na próxima semana.
O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Maranhão (Sinpe-MA), afirma que a retomada vai seguir os protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde (SES), como consta no decreto do governo do Maranhão, publicado em 30 de junho, e que dispõe sobre o retorno das aulas presenciais no estado.
A retomada das aulas em formato híbrido (com aulas online e presenciais) e não obrigatório, ocorre em pelo menos 50 instituições que são representadas pelo Sinpe no estado. Entretanto, a retomada das aulas na rede estadual do Maranhão segue sem ter data definida, após ter sido adiada pela 5ª vez, pelo governo do estado na quarta-feira (29).
Entre as medidas sanitárias impostas para a volta às aulas, está o uso obrigatório de máscara, suspensão do recreio e aferição de temperatura dos alunos e colaboradores. As escolas também devem adotar as seguintes medidas:
- Criar um protocolo de segurança sanitária;
- Orientação constante sobre o uso e manuseio das máscaras;
- Proibição do uso coletivo de bebedouros;
- Adoção de garrafas de água individuais;
- Realizar a divisão das turmas em grupos;
- Distribuir álcool em gel para os alunos e instalar reservatórios com o produto nas dependências;
- Estabelecer horários diferenciados de entrada e saída;
- Escalar dias para as aulas presenciais;
- Distanciamento mínimo de 1,5 m entre os estudantes.
Com G1