A Paraíba alcançou a marca de 3.001 mortes e 128.549 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, nesta segunda-feira (19). Conforme o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, a previsão é de que haja uma alta de novos casos e mortes causadas pela Covid-19 na segunda quinzena de novembro deste ano.
“Nós estamos diante de um quadro que durante vários meses se manteve no platô sustentado. Há um mês iniciou um processo de declínio da curva, a diminuição do número de [casos] notificados e óbitos. Já nas últimas duas semanas houve um pequeno aumento no número de óbitos e casos novos notificados, em decorrência das eleições, no interior, principalmente com aglomerações, o relaxamento da população sobre o uso de máscara, lavagem das mãos e distanciamento”, explicou Geraldo.
Leia mais: Governo da PB renova estado de calamidade pública por 180 dias devido ao coronavírus
Segundo o secretário, com as eleições e o retorno de aulas presenciais em João Pessoa e Campina Grande, a tendência é de que o número de casos notificados e de mortes aumente na segunda quinzena de novembro e em dezembro.
Apesar da previsão de aumento, o secretário afirma que medidas de isolamento não estão sendo discutidas pela secretaria, devido à estrutura hospitalar do estado. No entanto, Geraldo Medeiros reforça que a pandemia não acabou, e que a população deve continuar usando máscara, lavando as mãos e respeitando o distanciamento social.
“Não há previsibilidade (de discutir medidas de isolamento) desde que tenhamos leitos suficientes. O que nós aconselhamos é tentar conviver até a chegada da vacina com máscara, regras sanitárias e leis de prevenção que é o único meio que temos”, prosseguiu.