Hospital Regional de Patos, na PB, atinge 100% da ocupação dos leitos para Covid-19

O Hospital Regional de Patos atingiu 100% da ocupação dos leitos disponíveis para tratamento da Covid-19. A unidade hospitalar atingiu a capacidade máxima de ocupação dos leitos nos últimos dias e nas últimas 24 horas a direção da unidade comunicou à Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) que estava com todos os leitos ocupados.

Na unidade, houve um remanejamento de cinco leitos de UTI e 12 de enfermaria, que já eram do setor Covid, mas tinham sido “emprestados” para o setor de urgência e emergência de outras doenças, por conta de uma baixa procura por internações. Por conta desse remanejamento, a unidade fica com 10 leitos de UTI e 31 leitos de enfermaria voltados para o tratamento de pacientes com Covid-19, que se encontram todos ocupados.

Todas as pessoas que estão internadas nos leitos de UTI estão em estado grave e 80% das internações na unidade hospitalar são de pessoas não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

O diretor geral do Hospital Regional de Patos, Francisco Guedes, lamentou a alta ocupação dos leitos da unidade e reforçou a importância da vacinação da população, pois auxilia na imunização e proteção do coronavírus.

“Não esperávamos vivenciar o cenário que estamos vivenciando agora em janeiro. Fica o nosso pedido à população: procure imediatamente um posto de vacina e se vacine, tome as suas doses, cumpra a sua escala vacinal”, disse.

O Hospital Regional de Patos funciona dentro do sistema de regulação do Estado, ou seja, as pessoas que precisarem de internações serão encaminhadas para unidades hospitalares estaduais da região, como em Cajazeiras, Pombal, Campina Grande e outras unidades da Paraíba.