Fábio Tyrone (PSB), prefeito de Sousa, no Sertão da Paraíba, informou em uma transmissão ao vivo por meio de uma rede social na internet na tarde desta segunda-feira (11), novas medidas de enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em uma instrução normativa, o gestor proibiu o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive feiras e mercados públicos.
O documento também estende até o dia 18 de maio todas as ações que já haviam sido estabelecidas para prevenção da doença na cidade. Só podem funcionar os estabelecimentos considerados essenciais como supermercados, conveniências, posto de combustíveis, padarias e lava jatos.
Ainda conforme a instrução normativa, o Procon Municipal deve emitir um protocolo de funcionamento com restrições, estabelecendo condições e medidas individuais a serem seguidas pelo setor de atividades essenciais.
A partir da terça-feira (12), mesmo os estabelecimentos que podem funcionar, vão receber a visita dos servidores de equipes de fiscalização do órgão. Em caso de descumprimento, o estabelecimento poderá ser multado e ter seu alvará cassado.
Outra medida anunciada é que a entrada nos estabelecimentos só será permitida para uma pessoa por família. O proprietário ainda deve providenciar a desinfecção do ambiente a cada turno; adotar escudos nos caixas e a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs).
Ainda ficou determinado que os estabelecimentos adotem o distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa e disponibilizem álcool em gel.