COLUNA

Pensamentos

A corrida das 11 cadeiras: O cenário para vereança 2024 em Belém, PB – Por Jackson Leandro

E parece que 2024 já chegou em Belém, município localizado no Agreste paraibano. Apesar de, a preço de hoje, a majoritária apresentar um cenário amplamente favorável a reeleição da atual prefeita Aline Barbosa (MDB), principalmente depois do lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Roberto Flávio (PSB), onde a certeza que a derrota para a atual mandatária seria ainda mais acachapante que a de sua esposa, ex-prefeita Renata em 2020, é um fato. Muitos ainda acreditam na união das oposições com o lançamento da pré-candidatura daquela que possui maior chance de embate real com Aline, que é a atual vice-prefeita Dona Cris (REPUBLICANOS). Porém, o foco agora está na disputa por uma das 11 vagas na Casa de José Adauto Pessoa.

Entre os atuais detentores das cadeiras da Câmara, e as fontes coletadas e análises observadas do cenário, o contexto atual se apresenta definido para poucos e incerto para muitos. A começar por aqueles que parecem estar encerrando seus mandatos sem vir para uma nova disputa. Há ainda dúvidas sobre Zé Vicente, aliado da Prefeita Aline, mas sem desfrutar de tanto prestígio e atenção da mesma, é uma incógnita para o próximo ano, mas há comentários que em seu lugar poderia entrar na disputa, sua esposa, a Professora Cláudia, que desfruta de grande prestígio no município.

Outros nomes devem vir para uma nova disputa devem enfrentar sérios problemas devido as suas atuações apagadas. O Presidente da Câmara Aerton Ferreira deve vir para a disputa, porém, não se sabe se no bloco oposição ou de situação. O que se sabe mesmo sobre presidente da Casa é que o seu coportamento não vem agradando a classe política e nem seus corregilionários. Já Everton Gama, ainda aguarda talvez uma confirmação de um sonho, ser o indicado a vice na chapa de Aline. Porém, depois da Prefeita assumir o MDB, até então presidido por seu pai o ex-prefeito Edgard Gama, não se sabe o que pode acontecer. Mas, caso não venha na majoritária, certamente estará na disputa por sua reeleição.

Pelos lados da oposição o cenário é objetivo e fácil de compreender. João Marcelo certamente virá para a reeleição com total apoio do casal Roberto e Renata, inclusive muitos comentam que sua campanha terá dedicação quase que exclusiva do casal, com espaço mínimo para demais candidaturas no bloco. Dé do PT e Xavier Netto, este último, líder da oposição, aguardam com cautela para definir os próximos passos. Muitos acreditam que devem caminhar com Dona Cris e seu esposo, o ex-deputado Ricardo Marcelo, onde os quais tem sido fotografados constantemente ao lado deles, e tem sido aconselhados por correligionários a permanecer com os mesmos, uma vez que, do outro lado, o casal de ex-prefeitos não estaria disposto a ofertar um espaço que,por hora, parece preenchido por João Marcelo.

Sem muitas novidades de fora na disputa, o embate deve contar ainda com o chefe dos transportes e tido por muitos como eventual candidato da predileção da Prefeita Aline, o jovem Fábio Júnior. No campo das oposições o destaque é o retorno da ex-vereadora Mirelly Kallinier, carismática e querida por muitos, Mirelly, que foi a mais votada em 2016, deve vir forte para tentar repetir o feito em 2024, uma vez que sua vaga na Câmara já é tida como certa por muitos.

É caro leitor, se para a majoritária os ventos deixaram de soprar para nenhum lado, na disputa das 11 vagas, a largada já foi dada e os times já estão em campo. De olhos atentos, vamos observando as ruas percorridas pelos pré-candidatos (as) nesta corrida.

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.

Jackson Leandro

Formado pelo curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, concluído no ano de 2014.

Já lecionou como Professor de Geografia lotado na Secretaria de Educação do município de Belém-PB no período de Maio de 2012 a Março de 2015 nas turmas de Ensino Fundamental I e II, e lecionou na rede privada de ensino no Educandário Pedro Cardoso em turmas de Ensino Fundamental II e Médio no período de Fevereiro de 2012 a Agosto de 2017.

Atuou como professor de Geografia do Ensino Fundamental II,Médio e EJA pelo Governo do Estado da Paraíba na E.E.E.F.M Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho no município de Belém-PB no ano de 2010 e 2011, e entre 2015 à 2017.

Foi Coordenador Pedagógico da E.M.E.F. Anita de Melo Barbosa de Lima pela Secretaria de Educação do município de Belém-PB. Atualmente é professor de Geografia e Coordenador da Área de Ciências Humanas na Escola Cidadã Integral Professor Luiz Gonzaga Burity pelo Governo Do Estado da Paraíba no município de Rio Tinto-PB.

Tem experiência na área de Educação Geográfica, sendo a mesma sua linha de pesquisa a ser desenvolvida em sua vida acadêmica.

Artigos Mais Recentes

Copyright © 2020
Todos os Direitos Reservados ao Portal do Brejo