COLUNA

Pensamentos

Belém 2024: A menina que incomoda os velhos caciques da política local – Por Jackson Leandro

As movimentações políticas em Belém, município do Agreste paraibano, deram uma pausa e, aparentemente, passa por um período de calmaria até que os ânimos voltem a se exaltar a partir de junho com os festejos juninos, que funcionam, em ano de eleição, como palanque eleitoral para os pré-candidatos. E é justamente aproveitando este momento de calmaria que fazemos uma análise sobre uma das três pré-candidaturas apresentadas no município, a majoritária. Trata-se da pré-candidatura de Mirelly Kallinier (Republicanos).

Mirelly é nome conhecido já há muito tempo pela população de Belém, no meio político, porém sempre atuando nos bastidores. Quando ocupou o cargo de Diretora do Hospital Distrital no município, ficou conhecida com uma gestora que soube administrar bem os recursos e por um tratamento sempre humanizado e de aproximação constante com as pessoas. Entrando na vida pública da política em 2016 quando foi eleita a vereadora mais votada daquele pleito, Mirelly mostrou habilidade e carisma. Em 2020, em uma candidatura previamente derrotada da então Prefeita Renata Christinne (PSB), Mirelly foi tirada de sua reeleição garantida para tentar salvar a chapa na condição de vice-prefeita e reduzir o vexame nas urnas para a atual Prefeita Aline Barbosa (MDB).

Agora em 2024, finalmente depois de criar coragem e atender ao chamado da população, se desprendendo de velhos caciques da política local que impediam o crescimento dela, Mirelly oficializou no dia 13/04 sua pré-candidatura a Prefeita de Belém com forte apoio popular e de lideranças locais e do Estado, a exemplo da vice-prefeita Dona Cris (Republicanos) que deve compor a chapa, e seu esposo, o ex-presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, vereadores Valdo Fernandes, Xavier Netto e Dé do PT, além dos suplentes de vereador Graça da Saúde e Júnior Macedo, Fábio Maia, o ex-vice-prefeito Zé Santana,  o deputado estadual Wilson Filho,  o deputado federal Hugo Motta, e o secretário executivo da Juventude do Estado, Pedro Matias, aliados fortes do Governador João Azevedo, mostrando uma grande musculatura e habilidade para reunir um palanque forte para as eleições.

Enquanto de um lado, o grupo da Prefeita Aline segue no salto alto, porém, com aliados próximos a prefeita e sem a paixão e euforia de outros mais afastados, afirmando que já estão atentos e receosos ao crescimento da pré-candidatura de Mirelly. E do outro lado, a pré-candidatura da ex-prefeita Renata, onde seu grupo segue tentando sobreviver no balão de oxigênio atacando Mirelly, e esquecendo a principal adversária, a atual Prefeita Aline, talvez como uma forma desesperada de manter a liderança da oposição, e a nível local dos cargos do Estado, já fragilizadas diante do esvaziamento do grupo. Mirelly segue em ritmo crescente prometendo o novo e cada vez mais cativando, empolgando e atraindo a população ao seu projeto político para Belém. Junho está chegando, e os palanques oficialmente serão montados, e o coração vermelho (ou verde?) de Aline, o girassol de Renata e o cometa mambembe de Mirelly estarão nas ruas passando.

Quem vai empolgar mais e conquistar o apoio do eleitor?

Em breve, cenas dos próximos capítulos.

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.

Jackson Leandro

Formado pelo curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, concluído no ano de 2014.

Já lecionou como Professor de Geografia lotado na Secretaria de Educação do município de Belém-PB no período de Maio de 2012 a Março de 2015 nas turmas de Ensino Fundamental I e II, e lecionou na rede privada de ensino no Educandário Pedro Cardoso em turmas de Ensino Fundamental II e Médio no período de Fevereiro de 2012 a Agosto de 2017.

Atuou como professor de Geografia do Ensino Fundamental II,Médio e EJA pelo Governo do Estado da Paraíba na E.E.E.F.M Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho no município de Belém-PB no ano de 2010 e 2011, e entre 2015 à 2017.

Foi Coordenador Pedagógico da E.M.E.F. Anita de Melo Barbosa de Lima pela Secretaria de Educação do município de Belém-PB. Atualmente é professor de Geografia e Coordenador da Área de Ciências Humanas na Escola Cidadã Integral Professor Luiz Gonzaga Burity pelo Governo Do Estado da Paraíba no município de Rio Tinto-PB.

Tem experiência na área de Educação Geográfica, sendo a mesma sua linha de pesquisa a ser desenvolvida em sua vida acadêmica.

Artigos Mais Recentes

Copyright © 2020
Todos os Direitos Reservados ao Portal do Brejo