A Barragem Lagoa do Matias, no Brejo paraibano, atingiu nesta quinta-feira (7) alerta a amarelo, com 15,5% de sua capacidade total, segundo a Agência Executiva de Gestão e Águas da Paraíba (Aesa). O manancial abastece as cidades de Belém, Caiçara, Logradouro e os distritos de Rua Nova e Cachoeirinha.
Por conta da falta de chuvas no Brejo, Lagoa do Matias está com o nível da água abaixo da média e começa a preocupar a população da região. A barragem tem capacidade para 1.239.883,00 m³ de armazenamento de água em seu reservatório, mas, atualmente, só tem 15,5% armazenado, o que vale 192.306,50 m³, de acordo com a Aesa.
Uma das causas das causas do colapso na Barragem Lagoa do Matias foi à falta de chuvas na região, que não supriram a demanda para evitar a exponencial queda da capacidade do reservatório. De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, as condições oceânicas não foram favoráveis para ocorrência de chuvas na região do Brejo, o que dificultou a manutenção de volumes hídricos no reservatório.
“As condições oceânicas e atmosféricas não estavam favoráveis, principalmente as condições do oceano Atlântico. Nos últimos anos e meses as condições não estavam favoráveis para ocorrência de chuvas abundantes nesta região”, disse Marle.