As movimentações políticas em Belém, município do Agreste paraibano, deram uma pausa e, aparentemente, passa por um período de calmaria até que os ânimos voltem a se exaltar a partir de junho com os festejos juninos, que funcionam, em ano de eleição, como palanque eleitoral para os pré-candidatos. E é justamente aproveitando este momento de calmaria que fazemos uma análise sobre uma das três pré-candidaturas apresentadas no município, a majoritária. Trata-se da pré-candidatura de Mirelly Kallinier (Republicanos).
Mirelly é nome conhecido já há muito tempo pela população de Belém, no meio político, porém sempre atuando nos bastidores. Quando ocupou o cargo de Diretora do Hospital Distrital no município, ficou conhecida com uma gestora que soube administrar bem os recursos e por um tratamento sempre humanizado e de aproximação constante com as pessoas. Entrando na vida pública da política em 2016 quando foi eleita a vereadora mais votada daquele pleito, Mirelly mostrou habilidade e carisma. Em 2020, em uma candidatura previamente derrotada da então Prefeita Renata Christinne (PSB), Mirelly foi tirada de sua reeleição garantida para tentar salvar a chapa na condição de vice-prefeita e reduzir o vexame nas urnas para a atual Prefeita Aline Barbosa (MDB).
Agora em 2024, finalmente depois de criar coragem e atender ao chamado da população, se desprendendo de velhos caciques da política local que impediam o crescimento dela, Mirelly oficializou no dia 13/04 sua pré-candidatura a Prefeita de Belém com forte apoio popular e de lideranças locais e do Estado, a exemplo da vice-prefeita Dona Cris (Republicanos) que deve compor a chapa, e seu esposo, o ex-presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, vereadores Valdo Fernandes, Xavier Netto e Dé do PT, além dos suplentes de vereador Graça da Saúde e Júnior Macedo, Fábio Maia, o ex-vice-prefeito Zé Santana, o deputado estadual Wilson Filho, o deputado federal Hugo Motta, e o secretário executivo da Juventude do Estado, Pedro Matias, aliados fortes do Governador João Azevedo, mostrando uma grande musculatura e habilidade para reunir um palanque forte para as eleições.
Enquanto de um lado, o grupo da Prefeita Aline segue no salto alto, porém, com aliados próximos a prefeita e sem a paixão e euforia de outros mais afastados, afirmando que já estão atentos e receosos ao crescimento da pré-candidatura de Mirelly. E do outro lado, a pré-candidatura da ex-prefeita Renata, onde seu grupo segue tentando sobreviver no balão de oxigênio atacando Mirelly, e esquecendo a principal adversária, a atual Prefeita Aline, talvez como uma forma desesperada de manter a liderança da oposição, e a nível local dos cargos do Estado, já fragilizadas diante do esvaziamento do grupo. Mirelly segue em ritmo crescente prometendo o novo e cada vez mais cativando, empolgando e atraindo a população ao seu projeto político para Belém. Junho está chegando, e os palanques oficialmente serão montados, e o coração vermelho (ou verde?) de Aline, o girassol de Renata e o cometa mambembe de Mirelly estarão nas ruas passando.
Quem vai empolgar mais e conquistar o apoio do eleitor?
Em breve, cenas dos próximos capítulos.
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.