Mais uma vez a política do município de Belém, Agreste paraibano, tem fortes movimentações nos últimos dias, e uma confirmação já antecipada para o pleito de 6 de Outubro: Belém vai continuar sendo administrada por uma mulher, tendo em vista que as três pré-candidaturas apresentadas são de mulheres, confirmando o protagonismo feminino na política local já há vários anos.
Pelo campo da situação, já se sabe há muito tempo que a atual Prefeita Aline Barbosa (MDB) irá disputar a reeleição, e que é a eventual favorita para o pleito. O que tem chamado a atenção é o excesso de confiança de seus aliados e da própria Prefeita, que chegou a afirmar em uma entrevista que não tinha adversário, e que tem certeza de sua reeleição. O chamado “salto alto” do grupo da Prefeita é tido por muitos como arriscado, pois segue o mesmo caminho pelos quais passaram os ex-prefeitos Edgard Gama e Renata Christinne, e que foram derrotados na tentativa da reeleição, e pode levar a campanha da Prefeita a enfrentar problemas durante o percurso até Outubro.
Já pela oposição, as coisas parecem bem quentes e intensas. Duas pré-candidaturas foram colocadas em campo, e já confirmadas. A ex-prefeita Renata Christinne (PSB) deve ir para mais um embate, porém com um diferencial, vem sem a máquina e sem a maior parte do grupo que tinha até 2020. O grupo da ex-prefeita parece ter esvaziado e encontra dificuldades visíveis para se recompor. Além disso, a pré-candidatura de Renata parece não ter sido bem aceita por populares, que questionam o discurso “do novo” usado por ela, e ao mesmo tempo não ter feito quando teve a oportunidade de administrar o município, principalmente na área da infraestrutura.
Pelo outro lado da oposição foi confirmada a pré-candidatura da ex-vereadora Mirelly Kalinier (Republicanos), que em ato simbólico será efetivada no próximo sábado (13/04) em evento do partido.
Mirelly montou um grupo que atraiu lideranças que eram ligadas fortemente aos grupos de Aline e Renata, e agora apostam na força popular de uma nova via representada por ela.
Entre os nomes estão os do Ex-presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, que é irmão da Prefeita Aline, e sua esposa, a vice prefeita Dona Cris, que deve ser confirmada na chapa como vice. Os vereadores Valdo Fernandes, Xavier Netto, Dé do PT, e os suplentes Fábio Maia e Graça, além do casal de ex-vereadores João Perninha e Rosy, Júnior Macêdo e o ex-vice prefeito na gestão de Renata, Zé Santana, reforçam o time. Além de outras lideranças locais e populares que acreditam e apostam em Mirelly como principal nome para fazer frente a Prefeita Aline.
Sabendo que com a oposição dividida, em tese seria prego batido e ponta virada para a reeleição de Aline, porém o famoso “salto alto” da prefeita e seu grupo, e o crescimento e apoio popular a Mirelly, podem trazer eventuais surpresas e reviravoltas mais a frente. Quem viver verá!
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.