Chegamos a mais um ano eleitoral e com ele começam a se intensificar os comentários e especulações das conjunturas acerca de apoios a lideranças estaduais que já lançaram suas pré-candidaturas.
No município de Belém, no Agreste paraibano, as movimentações políticas estão tomando cada vez mais forma. Na conjuntura atual, parece consolidado os apoios dos grupos da prefeita Aline Barbosa (MDB) e da ex-vereadora e ex-candidata a prefeita, Mirelly Kalinier (Republicanos), a pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), ao governo do estado. Por outro lado, um questionamento começa a surgir nos bastidores político da cidade: Quem o casal de ex-prefeitos, Roberto Flávio e Renata Cristinne (PSB), irá apoiar?
A ex-prefeita, que disputou as eleições de 24 e amargou o último lugar com 1.146 votos (10,80%), juntamente com seu esposo detém a maior parte de indicações dos cargos do estado no município e também são filiados ao PSB, partido do governador João Azevêdo, que renuncia o mandato em abril para disputar o senado. Esse fato já daria a certeza absoluta para seu apoio irrestrito a Lucas Ribeiro, mas, o questionamento se valida devido a dois episódios envolvendo os deputados estadual e federal apoiados pelo casal que podem ser determinantes nesse desfecho.
O primeiro é o apoio do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), ao candidato ao governo do estado pela oposição, Cícero Lucena (MDB), atual prefeito de João Pessoa. O filho de Hervázio, Léo Bezerra, atual vice-prefeito da capital, e que assumirá em breve o comando da prefeitura com a renúncia de Cícero, será o coordenador da campanha de Lucena. Não bastasse isso, há rumores de uma possível filiação do deputado federal Gervásio Maia ao MDB, e, por consequência, adesão à candidatura de Cícero.
Esses episódios deixam o casal em uma bela de uma saia justa com o governo, pois, no ano passado, com a pré-candidatura já lançada, eles receberam em sua casa Cicero Lucena. Outro fator que leva a desconfiança sobre o apoio do casal é a redução nítida de postagens da ex-prefeita envolvendo notícias relacionadas ao governo do estado, em suas redes sociais. Também vale lembrar, que em visita do Governador João Azevedo a Belém ano passado, populares que estavam presentes, confirmaram que Renata foi ignorada pelo Governador, e o mesmo estaria insatisfeito com o baixo desempenho político dela no município.
Há quem aposte que Renata vai tentar segurar sua decisão até o mês de julho quando fica vedado o encerramento de contratos devido ao período eleitoral, para não perder os cargos atuais indicados que possui, para apenas então, declarar um eventual apoio à candidatura de Cícero.
A questão é, se Lucas Ribeiro, quando assumir o governo em abril vai esperar todo esse tempo para um posicionamento oficial do casal de ex-prefeitos. Ainda, segundo alguns interlocutores, Cícero não estaria tão empolgado com um eventual apoio do casal a sua candidatura.
Muito em breve, teremos o desfecho para tais questionamentos, e estaremos aqui para confirmar e analisar. Aguarde, caro leitor.
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.





