A terceira fase do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba (CFO-PM 2020) foi temporariamente adiada devido ao estado de calamidade pública decretado em razão do coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela corporação nesta terça-feira (24). A terceira fase da seleção consistia na entrega dos exames de saúde e estava prevista para acontecer no dia 1º de abril.
A suspensão temporária do processo levou em consideração a Lei Federal nº 13.979, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Covid-19; o decreto estadual, que declara situação de emergência no estado da Paraíba; e o decreto estadual, que declara estado de calamidade pública, em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus.
Essa terceira fase, composta de exames e testes clínicos, bem como exames laboratoriais, acontece em todas as edições do concurso do CFO e tem caráter eliminatório. O objetivo é avaliar o estado geral de saúde, física e mental do candidato, e determinar as condições indispensáveis ao desempenho da profissão policial militar. O ato que adiou a próxima fase foi publicado no site da corporação e ainda não há previsão para o retorno normal do processo.
Outra novidade é quanto à validade dos exames, que deverão ser entregues quando o concurso for normalizado. Antes, eram válidos todos aqueles coletados ou realizados 90 dias anteriores à data da realização da terceira fase. Agora, a seleção vai considerar todos os exames que tenham sido feitos do dia 2 de janeiro deste ano, até a futura data da realização da terceira fase, que ainda será divulgado em tempo oportuno aos candidatos.
Resultado do exame psicológico é divulgado
Ainda nesta terça-feira (24), também foi publicado o resultado da segunda fase do certame, que consistiu no exame psicológico aplicado no dia 15 de março aos 150 candidatos habilitados.
Os candidatos aprovados em todas as fases, dentro do número de vagas, que são de 25 para homens e cinco para mulheres, ingressarão no Curso de Formação de Oficiais, que forma o policial para as funções de direção, chefia e comando da corporação. O curso tem duração de três anos letivos, acontece Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa.
Jornal da Paraíba