Doações de sangue caem 70% no Hemocentro da Paraíba e estoque precisa ser reabastecido

Houve uma queda de 70% nas doações de sangue no Hemocentro da Paraíba, fazendo com que o local entre em situação de alerta. Diante desse quadro, e com a necessidade do estoque ser reabastecido, a instituição pede que a população compareça à unidade e realize a doação de sangue. O objetivo é garantir o abastecimento de todas as unidades de saúde.

Nesta segunda-feira (23), apenas 44 doações foram realizadas, quando em dias normais seriam contabilizadas cerca de 180 doações. “Nosso estoque está crítico e precisamos contar com apoio da população nesse momento de enfretamento da pandemia do coronavírus (Covid-19). A doação de sangue não pode parar, pois sabemos que as cirurgias cardíacas, os procedimentos oncológicos e os casos de urgência e emergência continuam”, ressaltou a diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha.

Para ter sangue nos hospitais e facilitar a doação, o Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação. Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Para doar é preciso portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos – pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

É importante salientar que a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos. Também é preciso estar bem alimentado, saudável, ter dormido bem na noite anterior – no mínimo seis horas –, pesar acima de 50 kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Demais critérios são avaliados em uma entrevista individual (triagem clínica) que antecede a doação.

Em relação à prevenção contra a transmissão do coronavírus, a diretora-geral do Hemocentro destacou que foram reforçadas as medidas de segurança, conforme preconiza o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde.

Nesse sentido, as salas de espera foram redimensionadas para evitar a proximidade entre as pessoas e equipamentos de proteção individual (máscara) estão sendo disponibilizados para os doadores. Na sala de coleta o distanciamento entre as cadeiras para doação também foi implementado.

Em razão das ações de prevenção à transmissão do coronavírus, exames de DNA para reconhecimento de paternidade agendados para serem realizados no Hemocentro da Paraíba estão suspensos por tempo indeterminado.

Quem estava com teste marcado, após a pandemia deverá se dirigir à Comarca onde está o processo para que o exame seja reagendado junto ao Hemocentro. Outras informações podem ser obtidas no setor de paternidade pelo telefone (83) 3133-3467.

Jornal da Paraíba