As últimas movimentações políticas no município de Belém, Agreste paraibano, parece ter caído como uma bomba nuclear para a oposição e fez o grupo da situação liderado pela Prefeita Aline Barbosa (MDB) navegar em céu de brigadeiro.
De uma só vez a eventual pré-candidatura da atual vice prefeita Dona Cris (Republicanos) foi descartada pelo parentesco com a Prefeita Aline – são cunhadas, foi divulgada uma pesquisa apontando Aline liderando todos os cenários com larga vantagem, e o lançamento sem brilho da ex-prefeita Renata Christinne (PSB) como pré-candidata a Prefeita.
Após a certeza da saída de Dona Cris do páreo, o nome da ex-vereadora Mirelly Kallinier (Republicanos) deve ser oficializado em breve como a substituta, tendo Dona Cris figurando na vice, havendo assim uma inversão da chapa inicial e, segundo fontes, com o martelo batido pelo esposo de Cris, o ex-deputado estadual Ricardo Marcelo. Mirelly é nome leve e bem aceito pela população. O problema é que não se observou até o momento nenhuma movimentação visível dela em alusão a uma eventual candidatura.
Do outro lado da oposição, no último sábado dia 09/03, o PSB fez um evento na Câmara Municipal, maquiado como dia D de filiações, mas que na realidade foi o evento de lançamento da pré-candidatura da ex-prefeita Renata novamente ao cargo de Prefeita do município, pelo partido. O evento foi tido por muitos como um fiasco, não atraiu o público desejado, e o clima de desmotivação e incertezas predominou, até mesmo na hora em que Renata lançou seu próprio nome acompanhada de tímidos aplausos e poucas falas de apoio. O ambiente foi bem diferente da campanha de 2016 a qual Renata se consagrou vitoriosa, disputando também pela oposição. A justificativa dada por seu esposo, ex-prefeito Roberto, de que sua pré-candidatura atende a um chamamento popular não condiz com a realidade das ruas onde o recebimento da pré-candidatura da ex-prefeita não foi bem aceito pela população e tecido de inúmeras críticas.
Já na situação, após os resultados da pesquisa, apontando a Prefeita Aline disparada na liderança inflamou ainda mais o grupo, a ponto dá soberba prevalecer e fazerem seus aliados esquecer-se do histórico das duas últimas eleições no município e entrarem no clima do “já ganhou”.
A promessa é de mudanças e novidades para os próximos dias. Será que Aline vai manter os números depois da oficialização do nome da popular Mirelly? Será que Mirelly vai decolar de vez, uma vez que já apareceu muito bem na pesquisa em segundo lugar? Será que alguém vai ter coragem de soprar no ouvido de Renata para se resguardar nesta eleição?
É caro leitor, o jogo começou em Belém. Cenas dos próximos capítulos, sim, em breve.
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.