Após o fim das eleições de 2024, as articulações no município de Belém, Agreste paraibano, parecem já está a todo vapor para as eleições de 26. Um fato curioso e que chama bastante atenção é: os três principais grupos políticos do município estarem apoiando o mesmo grupo a nível estadual, ligado ao governador João Azevedo (PSB), que concorre ao cargo de senador.
Começando pelo grupo da atual prefeita Aline Barbosa (MDB), que aderiu recentemente ao projeto do governador João, após articulação do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade). A princípio, Aline teria fechado o apoio em troca de parcerias de obras, como o asfalto das principais ruas da cidade, reforma do mercado público, um ginásio para o distrito de Rua Nova, entre outras ações. A grande pergunta é se com o passar do tempo, Aline também irá cobrar cargos do estado no município, e o principal, se aceitará dividi-los com os demais grupos aliados do Governador.
No grupo da ex-vereadora e segunda colocada na disputa pela prefeitura em 2024, Mirelly Kalinier (Republicanos), ela segue firme com seu apoio junto ao deputado estadual licenciado e Secretário de Educação de Estado, Wilson Filho (Republicanos), principalmente depois de conquistas significativas com encaixes de aliados em cargos do Estado, no município, mostrando força e prestígio em pró do seu nome, que atualmente é o principal nome da oposição.
Assim como Mirelly, vereadores da base de oposição, seguem com o Governador, por meio da pré-candidata a deputada estadual, Maria Porto, atual primeira-dama de Bananeiras. Muitos, inclusive, apostam em um apoio total a Maria Porto por parte da oposição, caso se confirmem os rumores da indicação de Wilson Filho para compor chapa como vice de Lucas Ribeiro (Progressistas), na base governista.
Já o grupo da ex-prefeita Renata Christinne (PSB), o cenário parece ser mais desfavorável, mesmo ela sendo do mesmo partido do atual governador. A começar pelo resultado pífio nas eleições de 2024, amargando a última posição, atrás de Aline e Mirelly. Renata detém, atualmente, o controle dos principais órgãos do estado no município, bem como a maioria das indicações dos cargos. Porém, este cenário visivelmente começa a mudar após as indicações de Mirelly desbancarem as da ex-prefeita recentemente. Há quem diga, que o grupo da ex-prefeita aposta todas as fichas na reeleição do deputado federal Gervásio Maia (PSB), apoiado por ela. Gervásio, segundo muitos, é quem ainda consegue manter Renata viva politicamente, por meio dos cargos no Estado. Uma eventual derrota dele para a câmara federal seria catastrófico para o grupo dela. Sem falar na pré-candidatura praticamente oficializada de Lucas Ribeiro para o governo do estado, que não aparenta ser o nome mais próximo a ex-prefeita, que em postagens anteriores e movimentações políticas, demonstra maior simpatia e afinidade pela pré-candidatura do Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), do mesmo partido de Lucas.
Quem mais tem lucrado com essa avalanche de apoios no município, obviamente é o Governador João Azevedo e seu provável sucessor, o atual vice-governador Lucas Ribeiro. Agora, qual grupo no município mais terá prestígio junto ao atual e futuro governo, só o tempo e as movimentações políticas dirão. Quem viver, verá!
* Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica do Portal do Brejo.