Foram seis testes, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Após pouco mais de um mês de preparação, o Botafogo-PB parece estar pronto para iniciar a campanha em 2020. Nesse domingo, o último desafio foi contra o Sport Lagoa Seca, no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno, que terminou em 4 a 0 para o Belo. Um dos autores dos gols da partida foi o meia Enercino, que atuou como lateral-esquerdo no triunfo. O jogador, que é bastante querido pela torcida, exaltou a pré-temporada botafoguense e ainda aproveitou para comentar sobre as suas comemorações descontraídas após os gols. Nos amistosos, ele marcou três vezes e celebrou com dancinha, cantando e até com selfie.
Enercino reforça que a preparação do Botafogo-PB foi muito bem executada, mas não somente pelos resultados, e sim pela afinação dos jogadores com o que foi trabalhado e solicitado pelo técnico Evaristo Piza. Nesse fim de semana, o Belo visitou o Sport, em Recife, e empatou em 0 a 0. Já no domingo, o adversário foi o Sport Lagoa Seca, na Maravilha do Contorno, com o resultado de 4 a 0 para o tricampeão paraibano.
– A importância da preparação é muito grande. Temos que mostrar iniciativa, impor o nosso ritmo nos jogos, e eu acredito que fizemos isso na pré-temporada. Empatamos com o Sport e vencemos bem o Sport Lagoa Seca. Então agora é trabalhar durante a semana para estrear bem no fim de semana que vem – avaliou Enercino.
No período de preparação, o papel de Enercino no Botafogo-PB foi muito discutido. Afinal, o clube chegou a trabalhar com a possibilidade de utilizá-lo oficialmente como lateral-esquerdo. No entanto, diante de muitos questionamentos, o Belo contratou o defensor Lucas Praxedes para compor a lateral com o também reforço Mário Sérgio.
Apesar disso, na goleada sobre o Sport-PB, na qual Evaristo Piza escalou um time considerado alternativo, Enercino foi utilizado como lateral. O jogador, por sinal, marcou o segundo dos quatro gols do Belo. O tento foi de pênalti. Após o gol, o jogador aproveitou para protagonizar mais uma comemoração inusitada. Dessa vez, a celebração foi no melhor estilo Francesco Totti: uma selfie.
Ao longo de sua carreira, Enercino vai acumulando comemorações descontraídas, como cantar e dançar. A certeza é que algo de novo vai acontecer ao passo em que o jogador vai marcando.
– A gente trabalha muito duro todos os dias. Aí, na hora do gol, é o momento de extravasar. Eu considero o gol o momento mais feliz do futebol. Por isso, eu tenho essa característica de descontrair. Mas é tudo muito sadio – contou o meia botafoguense.
Na temporada passada, Enercino foi utilizado em muitos momentos importantes do ano do Belo. Contudo, não chegou a marcar num jogo oficial. Nesta pré-temporada, porém, o jogador foi bem exigido e já marcou três vezes. A tendência no ano é que ele siga sendo utilizado com frequência por Piza.
Agora a preparação atinge outro nível; afinal, o Botafogo-PB entra na semana decisiva. No domingo, o time recebe o São Paulo Crystal, às 16h, na estreia pelo Campeonato Paraibano. Depois disso, vai ter a estreia na Copa do Nordeste, diante do América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, às 18h do dia 25.
Enercino garante que ajustes ainda são necessários para o Belo atingir a forma ideal, mas há ganhos que somente são adquiridos com a sequência dos jogos.
– A gente sabe que precisa ajustar algumas coisas, mas vamos pegando ritmo ao longo na competição. Vamos ter semanas complicadas, porque vamos estrear em três competições num período muito curto. Mas agora é aproveitar os trabalhos da semana para começar o Campeonato Paraibano bem e com vitória – finalizou.
Com GE