A vida é feita de ciclos, iniciam e encerram com capítulos escritos cheios de histórias para contar nesta curta passagem pelo dom adquirido por todos, chamado vida. E quem disse que é fácil iniciar e, principalmente, encerrar estes ciclos?! Mas, são necessários. Recomeçar é preciso, sempre.
Só há uma chance para viver, porém, dentro desta chance existem várias possibilidades de recomeçar o que não deu certo, ou, iniciar o que já teve um fim. Seus planos não deram certo? Recomece, planeje outros. Seu curso na Universidade não correspondeu ao projeto inicialmente idealizado? Recomece, tente outro vestibular. Seu emprego já não te faz tão feliz e não traz reconhecimento? Recomece, distribua currículos e acredite na sua capacidade de ser e fazer o melhor onde você estiver. Alguém julgou tua capacidade profissional e humana de forma superficial? Recomece, passe a ouvir apenas a voz de existe dentro de você, e é a única que te conhece como nenhuma outra e sabe bem do seu potencial. Seu namorado(a) já não faz tanta questão da sua companhia? Recomece, se permita conhecer quem te aceita como você é. Sua vida parou? Recomece, não há tempo a desperdiçar na inércia.
Ciclos nos ajudam a preencher a vida com novas aprendizagens, não importa o grau e dificuldade que enfrentamos em cada um deles, o que importa é que aprendemos com as experiências, e isto faz com possa afirmar que sim, valeu a pena. Não há espaços para arrependimentos, os erros nos ajudam a amadurecer, nos impulsionam ao novo, nos encorajam a enfrentar o que está por vir. Porém, para que tudo isto aconteça, saiba iniciar e concluir cada etapa, nada é/pode ser eterno. Recomece a viver.
A vida é como um trem cheio de vagões e estações. Passe por todos os vagões, desça em cada estação, conheça, viva, escreva uma história em cada uma delas. E perceba como vale a pena recomeçar se permitindo ao novo, sempre.