Lacen Estadual começa a realizar testes para o coronavírus, na Paraíba

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) começou nesta segunda-feira (23) a realizar os exames para os coronavírus, após uma fase de qualificação e capacitação feita pelo Ministério da Saúde. O resultado do exame que identificou o terceiro caso confirmado já foi proveniente de uma testagem realizada no Lacen-PB, de acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros.

Ainda conforme Geraldo Medeiros, na segunda-feira foram realizados 22 exames, sendo 21 descartados e um caso confirmado. Nesta terça-feira (24) estão previstos a realização de 40 testes.

A diretora técnica do Lacen, Dalane Loudal, destacou o preparo técnico da equipe para executar os estudos das amostras. “A nossa equipe fez capacitação no Instituto Evandro Chagas, que é nossa referência e estamos habilitados, tanto que não precisaremos encaminhar amostras para contraprova. De agora em diante, vamos incorporar esses exames à nossa rotina e temos a capacidade de realizar até 48 testes por dia”, explicou.

Já o professor adjunto da Escola Técnica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Bezerra, evidenciou a parceria entre a instituição e o Governo do Estado para assegurar uma prestação de serviço rápida à população. “No intuito de acelerar esse diagnóstico na Paraíba, fechamos essa parceria para fazer essa implantação e já temos resultados hoje. Nós recebemos kits de uma unidade produtora da Fio Cruz e conseguimos fazer essa análise entre 48 e 72 horas”, falou.

De acordo com Geraldo Medeiros, a aplicação desses exames na Paraíba vai permitir uma maior celeridade na emissão de resultados de exames e a consequente divulgação para população.

Conforme a (SES), existe um fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 que deve ser cumprido pelas unidades de saúde, baseado em sintomas apresentados em três situações específicas.

A SES reforça que o hospital deve ser buscado apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves como falta de ar. A população que tiver acesso a rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínicas particulares e consultórios. O médico notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito.

Posto de coleta no Juliano Moreira, em João Pessoa

Com o aumento das notificações, foi montado um posto de coleta no Complexo Hospitalar Juliano Moreira, Av. Dom Pedro II, bairro da Torre, em João Pessoa. A unidade começou a funcionar na quarta-feira (18), apenas para as pessoas que atendem aos critérios do Ministério da Saúde e são direcionadas após triagem por telefone.

Jornal da Paraíba