Mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes e golpes a empresas são cumpridos na PB e RN

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Campina Grande, João Pessoa e Natal, no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (12) em uma operação conjunta da Polícia Civil da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As diligências investigam uma associação criminosa que já causou um prejuízo de mais de R$ 10 milhões a 40 empresas através de fraudes. Três envolvidos nos crimes já foram identificados, mas continuam foragidos.

Nas buscas, vários documentos também foram apreendidos para subsidiar o inquérito policial. De acordo com o delegado seccional Cristiano Santana, empresas de vários estados foram lesadas por esse grupo criminoso. Foram dois mandados cumpridos em João Pessoa, dois em Natal e um em Campina Grande.

Ele explica que os suspeitos são golpistas do Rio Grande do Norte que se instalaram na cidade de Esperança, na Paraíba. Eles teriam alugado um galpão no Centro da cidade e passaram a operar como distribuidora de produtos diversos.

No início, o grupo comprava quantidades menores aos fornecedores, mas com o passar dos meses, foram adquirindo a confiança, adquirindo gradativamente um volume maior de mercadorias. Entre março e abril deste ano, fizeram compras milionárias a diversos fornecedores e desapareceram, conforme explica o delegado.

Quando constataram a fraude, os comerciantes vítimas da quadrilha procuraram a Polícia Civil para a registrar o fato.

A investigação da Operação Caduceo é da 12ª Delegacia Seccional, com sede em Esperança, PB, e contou com o apoio da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado (Deicor/PCRN) e da Delegacia de Defraudações de João Pessoa.