A prefeitura de Areia, município do Brejo paraibano, fechou bares e casas de festas devido ao aumento de casos de Covid-19. A circulação de pessoas fica proibida entre 21h e 4h, diariamente. A determinação foi publicada por meio de um decreto, publicado no site do município.
As lojas, supermercados, hotéis, pousadas, salões de beleza, consultórios médicos e odontológicos, escritórios particulares, autoescolas, padarias e farmácias funcionarão com capacidade máxima de até 50% da capacidade. Nesses locais, deve haver aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras.
Com a medida, os bares devem ficar fechados pelo período de 30 dias. As lanchonetes e food parks devem funcionar apenas na modalidade delivery. Já os hotéis e as pousadas devem fechar as áreas de piscinas. As casas de festas e de locação para eventos também devem fechar.
Os restaurantes podem funcionar desde que disponibilizem álcool 70% nas entradas dos estabelecimentos e nas mesas, assim como sabonete líquido papel toalha descartável nos lavatórios. Também deve ser feita a adequação do espaço até 50% da capacidade. Nesses locais fica proibida a venda de bebidas alcoólicas.
Ficam proibidos competições e eventos esportivos, assim como atividades esportivas em ginásios, quadras e campos de futebol. Já as academias devem evitar aulas coletivas.
Os transportes coletivos de passageiros, inclusive os de passeios turísticos, devem utilizar apenas 50% da capacidade dos assentos. As atividades religiosas só serão permitidas com adequação de espaço para ocupação máxima de 30% na capacidade dos templos.
Os pontos turísticos da cidade funcionarão com 20% da capacidade por visitação. As distribuidoras de bebidas podem funcionar, mas sem consumo no local. O decreto também orienta a suspensão de viagens, visitas a idosos e qualquer outro tipo de aglomeração.
A fiscalização das medidas será feita pela vigilância sanitária. Os estabelecimentos que cumprirem as medidas podem pagar multa de até R$ 5 mil. Já os cidadãos podem pagar multas de R$ 500.