O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou a abertura de mais 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede estadual de saúde em até 15 dias. O pronunciamento foi feito em uma rede social, nesta segunda-feira (30), e segundo ele é uma medida tomada “antecipando um aumento da demanda por causa do crescimento dos casos de Covid-19”.
De acordo com o João, 10 novos leitos de UTI vão estar disponíveis no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, nesta terça-feira (1º), a partir das 7h. Na próxima segunda-feira (7), serão abertas mais seis leitos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.
Na próxima quarta-feira (10), o Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, recebe mais cinco unidades. Já o Hospital de Clínicas de Campina Grande tem abertura de mais 15 leitos, conforme o governador.
Na postagem, João Azevêdo ressalta que a medida é uma das formas de garantir que a rede pública de saúde do estado não entre em colapso, mas ele pondera que ainda é necessário que a população cumpra as medidas de segurança e distanciamento social.
A Paraíba tem 145.253 casos confirmados e 3.295 mortes por coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta segunda-feira (30). São 41 casos e três mortes confirmadas deste o último boletim.
Estamos aumentando o número de leitos de UTI no estado, antecipando um aumento da demanda por causa do crescimento dos casos de COVID-19, garantindo atendimento necessário e adequado à população. Serão 36 leitos abertos nos próximos 15 dias, confira:
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) November 30, 2020